O extintor é o meio mais adequado para combater um incêndio na sua fase inicial. Usado de forma adequada pode salvar vidas, extinguir um fogo ou controlá-lo até a chegada dos bombeiros. Ele pode, no entanto, ser um equipamento de baixa eficácia se seu operador não for treinado para utilizá-lo.

A eficácia que se pode obter no combate ao fogo, está diretamente ligada ao procedimento adotado no manuseio do extintor. Siga a seqüência numérica e aprenda, passo a passo, uma maneira fácil e eficiente de combater o fogo:

  1. Puxe a trava de segurança
  2. Aponte o bocal da mangueira do extintor para a base das chamas
  3. Mantenha o extintor na posição vertical e aperte o gatilho.
  4. Movimente a mangueira de um lado para o outro e aplique o agente extintor sobre a área do fogo.

Se você não estiver apto a fazer uso de um extintor no combate a um incêndio, é melhor não tentar. No entanto se você estiver resolvido a fazê-lo, e notar, no decorrer de sua tentativa, que o fogo está espalhando ou ameaçando bloquear a sua alternativa de fuga, DEIXE A ÁREA IMEDIATAMENTE. Caso haja fogo no seu percurso, use o extintor para combatê-lo.

Diariamente milhões de pessoas têm suas vidas ceifadas por conta do fogo. Para que você não se torne mais uma vitima, procure conhecer os meios mais eficazes de como combatê-lo. Aprenda sobre quais as classes de fogo e procure se certificar dos pormenores do plano de Ação de Emergência de sua empresa. Informe-se a respeito da localização dos Extintores de incêndio e aprenda a utilizar o extintor adequado no combate a cada tipo de fogo. Devemos estar conscientes de que, com relação ao fogo, nem sempre temos uma segunda chance.

Caso esteja interessado em matricular-se no curso de brigada de incêndio ou no Curso de primeiros socorros em Recife basta entrar em contato com a equipe Treinandos – cursos de segurança do trabalho.